Já fez LIKE no TVI Notícias?

Amadeu Souza-Cardoso: milhares visitam exposição

Relacionados

Esta foi uma das mostras mais visitadas do Museu Gulbenkian

A exposição «Amadeo Souza-Cardoso Diálogo de Vanguardas», recebeu um total de 100.117 visitantes, noticia a agência Lusa, segundo uma fonte da instituição.

Patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, esta retrospectiva sobre o pintor português «foi uma das mais visitadas de sempre» nos museus da Fundação, garantiu a mesma fonte.

PUB

Devido ao número de visitantes a administração decidiu alargar excepcionalmente os horários de funcionamento do Museu Calouste Gulbenkian, que durante o último fim-de-semana de exposição, se manteve aberto durante a madrugada. Mesmo assim, verificaram-se filas de mais de duas horas de espera para aceder à mostra.

«Amadeo Souza-Cardoso (1887-1918) Diálogo de Vanguardas», inaugurada a 14 de Novembro, reuniu cerca de 260 obras do pintor português e de 36 artistas internacionais seus contemporâneos, entre os quais Modigliani e Picasso.

Nos anos 80 a Fundação Gulbenkian organizou uma outra retrospectiva do pintor que «foi igualmente muito visitada, mas esta excedeu todas as expectativas».

Amadeo foi o eixo central do «Diálogo de Vanguardas», mas a exposição mostrou obras de outros artistas do seu tempo, nomeadamente os portugueses Eduardo Viana e Almada Negreiros, e alguns dos grandes nomes da pintura da primeira metade do século XX, como Robert Delaunay, Brancusi, Leger, Archipenko e Modigliani.

PUB

Relacionados

Últimas