Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avaliação: Governo espera que sindicatos apresentem propostas

Relacionados

Ministro da Presidência garante que Executivo «não só está disponível para dialogar, como tem dado provas disso»

O ministro da Presidência afirmou esperar esta quarta-feira que os sindicatos dos professores solicitem até sexta-feira a abertura de uma negociação suplementar, apresentando depois propostas concretas alternativas às do Governo sobre o modelo de avaliação dos docentes, escreve a Lusa.

«Esperamos que os passos que o Governo tem dado, no sentido de criar condições para o diálogo e para a negociação, sejam finalmente correspondidos pelos sindicatos dos professores», declarou Pedro Silva Pereira em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

PUB

Pedro Silva Pereira começou por desvalorizar o impacto da greve convocada pelos alunos, alegando que, «salvo algumas situações pontuais, na generalidade das escolas viveu-se um ambiente de normalidade».

Já sobre o diferendo entre Governo e docentes em torno do modelo de avaliação dos professores, Pedro Silva Pereira salientou que o executivo «não só está disponível para dialogar, como tem dado provas disso».

Uma alusão ao facto de o Governo ter apresentado no mês passado um decreto regulamentar com propostas destinadas a tentar resolver problemas antes identificados no processo de avaliação.

«O discurso dos sindicatos, que valoriza a questão do diálogo, deve ser acompanhado de gestos concretos. Está disponível a possibilidade de os sindicatos requererem até sexta-feira uma negociação suplementar a propósito da avaliação dos professores», frisou o membro do Governo, antes de reiterar a abertura do executivo socialista para novas negociações.

«Esperamos que os sindicatos possam tomar essa iniciativa [de requerer a negociação suplementar]. Seria um gesto bem-vindo e que traduziria um desejo de negociação», declarou o ministro da Presidência.

«Os sindicatos anunciaram que iriam apresentar uma proposta alternativa [sobre modelo de avaliação] na ronda negocial. A verdade é que essa proposta não foi apresentada», apontou Pedro Silva Pereira.

PUB

Relacionados

Últimas