Já fez LIKE no TVI Notícias?

Enfermeiros portugueses querem emigrar para a Alemanha

Relacionados

Condições precárias de trabalho e desemprego em causa

As condições precárias de trabalho e o desemprego são as razões apontadas pelos profissionais de enfermagem portugueses que se candidataram para trabalhar na Alemanha, através de uma agência especializada no recrutamento na área da saúde.

Em declarações à Lusa, nesta quinta-feira, Sylwia Markiewicz, responsável pela Best Personnel no Porto, afirmou que desde que iniciou funções, em maio de 2009, já contratou para trabalhar no estrangeiro cerca de 350 enfermeiros.

PUB

«A procura tem vindo a crescer de forma muito significativa. Inicialmente eram os recém-licenciados, mas no último ano têm surgido candidaturas de profissionais já com experiência ou a trabalhar, mas em condições que os deixam muito insatisfeitos», explicou a responsável.

Para trabalhar na Alemanha candidataram-se 50 enfermeiros, dos quais 23 foram selecionados para a fase da entrevista, que decorre hoje e sexta-feira.

«Eu decidi candidatar-me para trabalhar na Alemanha porque considero ser um dos países onde se consegue um melhor nível de vida», contou uma das candidatas, que iniciou já um curso para aprender a língua alemã, um dos critérios de seleção.

Segundo um estudo da Ordem dos Enfermeiros sobre a «Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal - 2011», houve um aumento de profissionais a emigrar, calculando-se que entre os licenciados em 2008, 2009 e 2010 tenham saído do país para trabalhar um total de 873 enfermeiros.

Os países de eleição são Espanha, Inglaterra, Suíça, França e Canadá.

PUB

Relacionados

Últimas