Já fez LIKE no TVI Notícias?

Propinas: empréstimos abrangem 800 alunos

Relacionados

Diário Económico noticia que empréstimos estão atrasados

O Ministério do Ensino Superior anunciou esta terça-feira que o novo sistema de empréstimos a estudantes sem fiador, lançado pelo Governo em Agosto, já abrange mais de 800 alunos, segundo dados disponibilizados pela banca no início de Dezembro, escreve a Lusa.

Em comunicado, a tutela afirma que este novo sistema de empréstimos criado pelo Governo para apoiar os estudantes do ensino superior já abrangia mais de 8 centenas de alunos um mês após o seu lançamento formal pelos bancos que aderiram ao processo.

PUB

Contudo, o Diário Económico (DE) noticia que os empréstimos dos bancos para pagar as propinas dos cerca de mil alunos que concorreram ao programa estão atrasados.

Citando o director do projecto do Santander Universidades, Sebastião Beltrão, o DE afirma que há atrasos, que se devem, por um lado, ao desconhecimento dos alunos que não estão habituados a lidar com um processo de pedido de crédito, e, por outro lado, à falta de hábito dos profissionais dos bancos de trabalhar com um tipo de produto novo.

Sebastião Beltrão diz ainda ao jornal que, além disso, existe nos alunos um sentimento de atraso fundado numa «gestão errada de expectativas», pois «criou-se a ideia de acesso automático ao crédito».

O responsável imputa também responsabilidades ao Governo, ao afirmar que só no início de Novembro (dois meses depois da assinatura dos protocolos com os bancos) foram reunidas as condições por parte da Sociedade de Garantia Mútua para abrir as linhas de crédito.

O Governo aprovou a 23 de Agosto a criação de um sistema automático de empréstimos para os estudantes do ensino superior até 25 mil euros, a serem concedidos sem garantias e com juros mais baixos para alunos com melhores notas.

PUB

Relacionados

Últimas