Já fez LIKE no TVI Notícias?

É hoje que deixa de fumar?

Relacionados

Dia Nacional do Não Fumador alerta para os malefícios do vício

O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se este sábado para alertar para os malefícios do tabaco, considerado pela Organização Mundial de Saúde a principal causa de morte evitável em todo o Planeta, refere a Lusa.

Em Portugal, os inquéritos nacionais de saúde, de 1998 e 2005, mostram que, nos homens, o hábito de fumar desceu de 32,8 por cento para 31 por cento, enquanto no mesmo período as mulheres fumadoras aumentaram de 9,5 por cento para 10,3 por cento.

PUB

Verificou-se também que o tabagismo é um problema maior na metade mais jovem da população portuguesa, com a taxa de fumadores a aumentar entre os adolescentes com 13 e 14 anos.

Na percentagem mais velha da população masculina também é claro o aumento do número de ex-fumadores, sugerindo que a maturidade e o aparecimento de doenças do tabaco levam muitos fumadores a abandonar o vício.

Estima-se que cerca de 55 por cento dois milhões de fumadores existentes em Portugal queira deixar de fumar.

Na Europa, cerca de 700 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças relacionadas com o tabaco.

No âmbito do Dia Nacional do Não Fumador, um grupo de médicos de várias especialidades anunciou sexta-feira que vai criar uma «Liga Contra o Tabagismo» para ajudar quem pretende deixar de fumar e «reflectir sobre os aspectos positivos da nova lei do tabaco».

Reunindo médicos de várias especialidades - pneumologia, cardiologia e clínica geral -, este «movimento», que pretende ser «de âmbito nacional», procura reunir pessoas «com responsabilidade» para «alertar o público sobre os malefícios do tabaco», afirmou Vítor Gil, mentor da ideia e Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Amadora-Sintra.

PUB

«Confrontar as empresas a criar espaços para fumadores», enviar «uma mensagem aos mais novos, nomeadamente os alunos nos estabelecimentos de ensino», e «sensibilizar quem trabalha e se desloca aos estabelecimentos de saúde para aí não fumar» são os primeiros objectivos deste grupo de médicos, explicou o cardiologista.

O Manifesto e a Liga surgem na sequência da nova lei do tabaco que, para o mentor do projecto, «é uma lei boa e positiva» que «não marginaliza os fumadores e propõe hipóteses de tratamento».

A nova lei do tabaco, que entra em vigor no primeiro dia de 2008, vai proibir o fumo em vários locais fechados, designadamente em locais de trabalho, de atendimento directo ao público, nos estabelecimentos onde sejam prestados cuidados de saúde, nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis e nos parques de estacionamento cobertos.

Será também proibido fumar nos transportes públicos e nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados à dança.

PUB

Relacionados

Últimas