Já fez LIKE no TVI Notícias?

Médicos obrigados a registar mais doenças

Relacionados

Registo actual é insuficiente para traçar mapa nacional de patologias

Os médicos vão ser obrigados a notificar mais doenças do que as que são actualmente de registo obrigatório e que se têm demonstrado insuficientes para traçar um mapa real das patologias em Portugal, anunciou esta terça-feira o Director-Geral da Saúde. A informação foi avançada pela agência Lusa.

Francisco George falava hoje durante as celebrações do Dia Mundial da Saúde, que se assinalou sábado, este ano sob o lema «Investir em saúde para um futuro mais seguro».

PUB

De acordo com o director-geral da Saúde, o actual sistema de notificação obrigatório das doenças em Portugal, criado em 1949, «descredibiliza a saúde pública».

O projecto de lei que «visa mudar esta lei tão antiga» já foi elaborado e irá permitir traçar um novo mapa das doenças em Portugal.

Francisco George reconheceu que, actualmente, existe uma sub-notificação das patologias, não só porque existem várias doenças que não são de notificação obrigatória, como os médicos não registam algumas como deviam, tal como a sida ou a tuberculose.

Desta nova lista constarão algumas doenças crónicas, como as oncológicas, e ainda novos dados, como os que resultam de efeitos adversos do calor.

A forma como estas doenças passarão a ser notificadas também vai mudar, passando o papel a ser substituído por sistemas informáticos.

PUB

Relacionados

Últimas