Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Espanhóis choram Saramago como um dos nossos», escreve Zapatero

Relacionados

Primeiro-ministro de Espanha lembra do «legado de solidariedade, de inteligência e de afecto» do escritor

O primeiro-ministro espanhol enviou hoje uma mensagem de pesar à viúva de José Saramago, Pilar del Rio, destacando a imaginação e consciência critica do homem que os espanhóis «choram como um dos seus».

«Os espanhóis choram hoje Saramago como um dos nossos, porque sempre o sentimos a nosso lado, enriquecendo-nos com o seu olhar compassivo e lúcido», escreve José Luis Rodríguez Zapatero na mensagem, cujo conteúdo foi enviado à Lusa.

PUB

«Quero expressar-te o meu profundo sentimento de condolências pela morte de José Saramago, escritor de língua e alma irmãs, cuja palavra atravessou o mundo graças à sua imaginação e consciência critica e que se converteu, regularmente, na voz dos mais débeis», escreve ainda.

Zapatero destaca o papel que Saramago teve na união entre Portugal e Espanha, remetendo pêsames que comparte «com todos os espanhóis».

«Esta jangada de pedra que ele cantou, a que une Espanha e Portugal, além fronteiras, sente a perda de uma das suas vozes mais profundas, mais preocupadas com o humano, mais universais», refere Zapatero.

«Espanhóis e portugueses partilhamos hoje a mesma dor, mas também o exemplo que nos deixa do seu legado de solidariedade, de inteligência e de afecto», conclui a mensagem.

PUB

Relacionados

Últimas