Já fez LIKE no TVI Notícias?

Extinção de duas disciplinas põe 5 mil professores em risco

Relacionados

Área de Projecto e Estudo Acompanhado devem terminar devido a cortes do Orçamento do Estado para 2011

A extinção das actividades da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado, prevista na proposta de Orçamento do Estado (OE), põe em risco cinco mil professores, avança a edição desta segunda-feira do «DN».

Segundo o jornal, pelas contas dos sindicatos, haverá menos cinco mil horários a concurso, o que se pode traduzir em menos cinco mil professores contratados.

PUB

Lucinda Manuela, da Federação Nacional da Educação (FNE), ressalva em declarações ao «DN», que estes são valores aproximados, uma vez que «esse levantamento ainda não está feito», mas diz que a estimativa foi feita por baixo.

A Área de Projecto (AP) ocupa, no segundo ciclo do ensino básico, duas horas por semana nos horários dos alunos e é leccionada por dois professores por cada turma. São duas horas que os alunos dedicam a desenvolver um projecto que deve servir para aprofundar conhecimentos de várias áreas e melhorar métodos de trabalho. Além disso, há mais duas horas que são dedicadas a Estudo Acompanhado (EA) por um professor.

«O fim da AP, do EA e ainda a atribuição de uma turma aos professores bibliotecários e a redução do crédito de horas a que as escolas têm direito vai fazer com que haja um redistribuição de horários e com que o sistema precise de contratar menos professores», adianta Mário Nogueira, da Fenprof. «Estão a tomar medidas para poder pôr na rua alguns milhares de professores contratados», disse ainda.

«Estes cortes vão pôr em causa a qualidade da educação em Portugal, que é um factor estratégico de desenvolvimento, sobretudo em tempo de crise», acusa o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva.

Já o Ministério da Educação considera que as estimativas dos sindicatos, no entanto, não têm «sustentabilidade» porque o OE ainda não foi aprovado e as «medidas aí contidas ainda têm de ser regulamentadas».

PUB

Relacionados

Últimas