Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alegre recebe indemnização de jornalistas

Relacionados

Correio da Manhã escreveu artigo «falso». Em causa estava reforma de deputado

Duas jornalistas do Correio da Manhã foram condenadas no final de Fevereiro ao pagamento de uma indemnização de 15 mil euros por «danos morais» a Manuel Alegre, foi divulgado esta terça-feira.

Uma nota divulgada pelo gabinete do vice-Presidente da República Manuel Alegre dá conta da sentença proferida em 29 de Fevereiro com a condenação das jornalistas. A sentença resulta da «falsidade das notícias publicadas naquele jornal» dois anos antes, a 25.02.06, referentes a uma pensão de reforma da RDP atribuída a Manuel Alegre.

PUB

«Considerando tais notícias atentatórias da sua imagem», Manuel Alegre moveu uma acção cível contra a Press Livre, proprietária do CM, e contra as jornalistas autoras das notícias. De acordo com a nota enviada às redacções, a reforma decorre de Manuel Alegre ter atingido setenta anos e reporta-se a toda a sua carreira contributiva, quase exclusivamente com base no ordenado de deputado.

«O vínculo à RDP é consequência da lei que determina a sua manutenção à entidade empregadora por parte de quem é eleito para a Assembleia da República», diz a nota, acrescentando que o apuramento destes factos poderia ter sido confirmado junto das entidades responsáveis pelo processamento da pensão, o que o CM não fez.

Não obstante a sentença proferida, Manuel Alegre interpôs recurso para a Relação, «por considerar igualmente censurável e persecutória a falta de um desmentido do jornal e a notícia do dia 26.02.08 sobre o fim do regime de subvenção vitalícia». A agência Lusa contactou o director do CM, Octávio Ribeiro, que não quis fazer comentários.

PUB

Relacionados

Últimas