Já fez LIKE no TVI Notícias?

Violência doméstica: PCP pede explicações

Relacionados

Quanto ao pagamento de taxas moderadoras pela vítimas

O PCP questionou esta terça-feira o Ministério da Saúde sobre as orientações dadas quanto ao pagamento de taxas moderadoras por vítimas de violência doméstica, que legalmente estão isentas do pagamento.

A pergunta escrita é feita pelo deputado do PCP João Oliveira, que partiu das notícias, no início do mês, segundo as quais foi cobrada uma taxa moderadora - 8,70 euros, pelo Hospital de São Marcos, em Braga, a uma vítima de violência doméstica.

PUB

O deputado comunista alerta que essa taxa moderadora não era legalmente aplicável, face ao decreto de 2007 que isenta as vítimas de violência doméstica, mas que o hospital alegou a falta de regulamentação.

No texto da pergunta ao executivo, o parlamentar do PCP questiona, por isso, que orientações foram dadas aos hospitais sobre a isenção de taxas moderadoras enquanto a regulamentação não fosse aprovada.

Por último, o deputado questiona sobre o que pensa o Ministério sobre o procedimento do hospital de Braga neste caso.

Vários jornais publicaram, no início do mês, notícias sobre a cobrança de taxas moderadoras a uma vítima de violência doméstica, enviando-lhe «uma nota de débito no valor de 8,70 euros, (...) e de 143,5 euros correspondentes a uma consulta num hospital central».

PUB

Relacionados

Últimas