Já fez LIKE no TVI Notícias?

190 professores vítimas de alunos e pais

Relacionados

Dados da linha SOS Professor do ano lectivo passado

Pelo menos 190 professores foram vítimas de alunos ou encarregados de educação no passado ano lectivo. Agressões, ameaças, indisciplina e comportamentos delinquentes atingiram docentes dos 20 aos 69 anos, noticia a Lusa.

Para alguns professores, Setembro é sinónimo de regresso ao «local do crime». De acordo com o presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), João Grancho, cerca de 190 docentes procuraram ajuda na Linha SOS Professor, que quinta-feira faz dois anos, depois de se terem transformado em vítimas de alunos e encarregados de educação.

PUB

Não existe um perfil de docente que seja sinónimo de maiores probabilidades de se ser vítima, garante a psicóloga Joana do Carmo. A idade, os anos de experiência ou o grau em que se lecciona influem pouco no resultado da má relação professor-aluno ou professor-encarregado de educação. Certo é que as mulheres são mais frequentemente o alvo de agressões.

De acordo com os dados da Linha SOS Professor, dos 124 telefonemas recebidos até Abril, 109 eram de professoras. No total, foram denunciadas 45 situações de indisciplina, 65 agressões verbais e 38 físicas.

A psicóloga da Linha SOS Professor sublinha que «todas as situações são desgastantes para os docentes»: «existem situações de grande intensidade mas menos frequentes e situações de baixa frequência mas com muita intensidade».

«Um professor que tenha sofrido uma agressão de extrema violência em frente à escola, sendo vítima de uma bofetada, murros ou puxões de cabelos, fica com sintomas de stress pós-traumatico», explica.

Depois da agressão vive «constantemente angustiado» com a ideia de poder encontrar o agressor, não conseguindo aproximar-se do local do crime, exemplifica. Obrigado a regressar à escola, o docente começa a ter sintomas como «tremores e sensações de desmaio quando se aproxima do recinto, não conseguindo ir sozinho ao local».

PUB

Relacionados

Últimas