Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE congela juros até Abril de 2008

Relacionados

A crise no mercado de crédito hipotecário lançou a incerteza sobre o rumo dos juros na Zona Euro.

O ciclo de subida acabou? As taxas vão descer como nos Estados Unidos? No início do mês, o Banco Central Europeu (BCE) interrompeu o ritmo de subida da taxa de referência, mantendo-a nos 4%. Os analistas acreditam que haverá mais uma subida. Mas só daqui a sete meses.

A agência «Bloomberg» publicou na última sexta-feira a primeira sondagem aos economistas após a última reunião do BCE para determinar a taxa directora para a Zona Euro, avançou o «Jornal de Negócios».

PUB

Só em Abril de 2008 a maioria dos mais de 30 especialistas consultados coloca a taxa nos 4,25%, numa indicação de que a expectativa mais comum é de que só nessa altura Jean-Claude Trichet, presidente da autoridade monetária, vai anunciar nova subida dos juros.

Se a opinião mais comum é de que só no segundo trimestre do próximo ano os juros voltarão a subir, há algumas instituições de renome que têm opinião diferente. O Credit Suisse First Boston acredita que o BCE deverá a subir os juros para 4,25% já na reunião de 6 de Dezembro. Já o Deutsche Bank e o Citigroup acreditam que a autoridade monetária da Zona Euro não terá condições para voltar a subir os juros até ao fim de 2008.

PUB

Relacionados

Últimas