Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE prevê abrandamento da economia europeia

Relacionados

O Banco Central Europeu espera um abrandamento da economia da Zona Euro, segundo as declarações proferidas pelo seu presidente, Jean-Claude Trichet.

O responsável, que discursava em Bruxelas, disse ser provável que o ritmo de expansão da economia dos Doze venha a cair ao longo dos próximos cinco anos, devido ao envelhecimento da população.

«Este desenvolvimento demográfico poderá reduzir a taxa de crescimento para uma média inferior a 2% até 2010 e para cerca de 1,5% entre 2010 e 2020», disse. Por isso mesmo, defendeu um aumento da taxa de actividade da União Europeia.

PUB

Também hoje, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou um relatório em que alerta para o envelhecimento acelerado nos países industrializados, o que pode implicar uma revisão da idade de reforma existente. «A reforma obrigatória é incompatível com uma política que procura a abolir as barreiras de idade para o emprego e a oferecer aos trabalhadores uma maior liberdade de escolha sobre a decisão de parar de trabalhar», diz a OCDE.

Sobre a inflação no conjunto da Zona Euro, foi o primeiro-ministro luxemburguês a pronunciar-se durante o dia de hoje. Jean-Claude Juncker considera que as pressões inflacionistas estão controladas.

O responsável, que acumula o cargo de líder do Executivo luxemburguês com o de ministro das Finanças do seu país e com a presidência do eurogrupo, proferiu estas afirmações por ter percebido que o BCE está preocupado com os desenvolvimentos recentes relativos à inflação.

PUB

Relacionados

Últimas