Associação automóvel contesta ganhos com redução do IA - TVI

Associação automóvel contesta ganhos com redução do IA

  • Rui Pedro Vieira
  • 21 fev 2008, 17:56
carros

Associação rejeita que associados tenham «posto dinheiro no bolso»

Relacionados
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) manifestou, esta quinta-feira, o seu desagrado face à notícia de que a redução do Imposto Automóvel beneficiou os comerciantes do sector.

Em comunicado, a associação sublinha o seu protesto na acusação de que os seus associados tenham «posto ao bolso» parte da redução dos impostos dos automóveis pagos no momento da matrícula, como avançou esta quinta-feira o «Jornal de Negócios».

«Os retalhistas e concessionários associados da ANECRA, declinam quaisquer responsabilidades nesses aumentos de preço dos automóveis», esclarece a ANECRA.

O argumento da associação assenta no «regime livre» que define a prática de preços nos automóveis, pelo que «tal responsabilidade é totalmente dos importadores e das marcas».

Do lado de quem protesta

A ANECRA diz estar do lado de quem protesta, reprovando que as marcas e os importadores tenham feito incidir no preço dos carros a redução de preços do Imposto Sobre Veículos (ISV), pago no momento da matrícula. «Tanto mais que o consumidor terá de vir a pagar essa redução obtida no Imposto à cabeça, durante toda a vida da viatura através do IUC, sendo certo que estes aumentos não podem nunca ser sustentados com a inflação ou com quaisquer outros vectores económicos, nem mesmo com aumentos na origem», sublinha a ANECRA.

Redução do imposto automóvel ficou no bolso dos comerciantes

A entidade diz mesmo que é «no mínimo imoral», que as marcas e os importadores tenham vindo a reclamar sobre o abaixamento de impostos durante largos anos e, agora que o Estado os concretizou, essas mesmas marcas e os importadores tenham aproveitado o abaixamento de taxas para fazerem aumentos para proveito próprio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados