Recuperar cavalos e burros vai ser mais caro - TVI

Recuperar cavalos e burros vai ser mais caro

  • Portugal Diário
  • 8 mar 2007, 14:03

Se autarquia recolher animais, proprietários terão de pagar 50 euros

Os proprietários que deixem animais a pastar na periferia de Beja e venham a ser recolhidos pela autarquia vão pagar taxas mais elevadas para os recuperar, na sequência de vários acidentes provocados por cavalos que atravessaram estradas.

O vereador do município, Miguel Ramalho, explicou hoje à agência Lusa que a câmara aprovou, quarta-feira, novas taxas, mais elevadas, a aplicar aos proprietários que queiram recuperar os animais que deixarem a pastar nas imediações da cidade e forem recolhidos pela autarquia.

A partir de agora, precisou o autarca, «os proprietários vão ter que pagar 50 euros para levantar cada animal recolhido, além de cinco euros por cada dia em estábulo».

Com as novas taxas, aliadas a acções de fiscalização «mais intensas» e recolhas «regulares e mais efectivas» de animais, explicou Miguel Ramalho, a autarquia pretende «penalizar financeiramente os proprietários e, desta forma, reduzir a ocorrência de futuros problemas».

«Há proprietários que deixam animais a pastar nas imediações da cidade e, por isso, ocorrem, com alguma regularidade, acidentes provocados por cavalos, burros e mulas que atravessam vias de circulação rodoviária», explicou.

Na última semana, lembrou o autarca, depois de um acidente provocado por um cavalo que atravessou uma rua de Beja, a autarquia, numa operação conjunta com a GNR e a PSP, «recolheu, na cidade e num só dia, 11 cavalos», quase o mesmo número de animais (12) que foram recolhidos durante todo o ano de 2006, no concelho.

De acordo com a legislação, as autarquias são obrigadas a manter, em estábulo e durante um ano, os animais recolhidos.

Se os animais não forem reclamados durante aquele período, passam para a propriedade das autarquias.
Continue a ler esta notícia