As empresas de distribuição cresceram 14 por cento nas vendas, para os 11,2 mil milhões de euros, em 2006.
Os dados, revelados esta quarta-feira pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), apontam para 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
De acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo seu presidente, Luís Vieira e Silva, a Sonae foi o grupo de distribuição que liderou as vendas, com 3.528 milhões de euros, seguido da Jerónimo Martins, com 1.948 milhões de euros, e do grupo Auchan, com 1.194 milhões de euros.
Na quarta posição surge o Lidl com 1.050 milhões de euros. O resto da tabela é preenchido pelo Minipreço, com 705 milhões, o Carrefour, com 505 milhões, e o El Corte Inglês, com 339 milhões de euros.
Quanto ao número de lojas do sector, a APED apurou em 2006 um crescimento de 239 lojas, para um total de 1.785 espaços. O Minipreço é a cadeia com mais estabelecimentos, num total de 384, seguido do Pingo Doce, com 202, e do Lidl, com 182.
No ano passado, abriram mais lojas de distribuição no Porto (34 espaços), seguido de Lisboa (31), Coimbra (24) e Setúbal (23). Por regiões, o Pingo Doce lidera em Lisboa, enquanto o Modelo domina no Porto.
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Distribuição cresce 14% nas vendas para os 11,2 mil milhões
- Rui Pedro Vieira
- 18 jul 2007, 16:45
![Sonae](https://img.iol.pt/image/id/4833096/1024.jpg)
(Notícia actualizada)
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