Combustíveis subiram menos em Portugal que no resto da Europa - TVI

Combustíveis subiram menos em Portugal que no resto da Europa

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Durante os primeiros seis meses de 2005 os preços médios de venda ao público, em Portugal, da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo subiram, respectivamente, 13% e 10%. Excluindo os impostos, esta subida foi de 30% e 15%, respectivamente, revelam dados da Autoridade da Concorrência.

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Desde o início de 2005 e até 2 de Setembro, de 2005, as cotações internacionais do Brent (petróleo mais utilizado na Europa) e do crude texano (WTI) subiram, em euros, 77% e 68%, respectivamente. «A evolução dos preços líquidos destes combustíveis em Portugal foi em grande parte explicada pelo aumento do custo do crude e dos principais derivados, a nível grossista», refere a Autoridade da Concorrência.

Em termos relativos, «Portugal posicionou-se entre os países europeus que menos aumentos tiveram nos preços dos combustíveis desde o início do ano». A variação de preços do gasóleo e da gasolina sem chumbo 95 registada em Portugal, no primeiro semestre, foi inferior em 8,5% e 4%, respectivamente, à da média europeia.

Carga fiscal faz portugueses pagarem mais que outros europeus

Comparativamente à União Europeia dos Quinze, os preços da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo a nível de retalho em Portugal, no final de Junho, foram, cada um, inferiores em 0,3 cêntimos por litro.

Retirando a componente fiscal, os preços daqueles combustíveis situavam-se, respectivamente, 7,2 cêntimos por litro e 1,24 cêntimos por litro, abaixo da média comunitária.

Face à vizinha Espanha, os preços da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo, líquidos de impostos, eram mais baixos em, respectivamente, 0,2 e 1,3 cêntimos por litro. Considerando a carga fiscal, o consumidor português pagava, nessa altura, mais 15,6 cêntimos por litro pela gasolina sem chumbo 95 e mais 2,6 cêntimos por litro pelo gasóleo do que o consumidor espanhol.

Mercado nacional reage com desfasamento

«De uma forma geral, o comportamento do preço líquido de imposto da gasolina sem chumbo 95 praticado em Portugal acompanhou a evolução das cotações internacionais quer da gasolina sem chumbo 95 quer do Brent, muito embora com algum desfasamento temporal», acrescenta o mesmo documento, adiantando ainda que «as oscilações observadas na evolução dos preços da gasolina sem chumbo no mercado nacional são menos acentuadas do que as verificadas nos mercados internacionais, notando se um certo desfasamento no tempo de reacção de ajustamento dos preços à evolução das cotações internacionais (entre 3 e 4 semanas). Refira-se que o tempo de reacção do mercado doméstico à evolução do preço internacional da matéria-prima é maior do que a observada nos mercados dos restantes parceiros comunitários (aproximadamente duas semanas)».

De acordo com dados entretanto disponibilizados, o preço médio de venda ao público, líquido de impostos, da gasolina sem chumbo 95 registado na semana de 8 de Agosto último sofreu um aumento da ordem dos 10%, face ao PMVP líquido de impostos registado na última semana de Junho.

À semelhança da gasolina sem chumbo, também o preço líquido de impostos do gasóleo praticado em Portugal, apresenta «uma evolução muito semelhante à verificada nos mercados internacionais do gasóleo e do Brent, muito embora, com um certo desfasamento temporal».

Verifica-se que «o mercado nacional reage à evolução das cotações internacionais do gasóleo quando estas manifestem uma cerca estabilidade nas suas tendências, proporcionando um maior alisamento dos preços no mercado doméstico».

Os preços médios de venda ao público, líquidos de impostos, do gasóleo sofreram, no segundo trimestre de 2005, aumentos da ordem dos 13% e 33%, quando comparados com os preços médios do primeiro trimestre de 2005 e do segundo trimestre de 2004, respectivamente.
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