BPI vai ultrapassar novo mínimo de fundos próprios no final do ano - TVI

BPI vai ultrapassar novo mínimo de fundos próprios no final do ano

Artur Santos Silva

Afasta possibilidade de banco recorrer aos 4 mil milhões disponibilizados pelo Governo

Relacionados
O presidente do BPI, Artur Santos Silva, afirmou ontem à noite que no final deste ano a instituição terá ultrapassado os oito por cento definidos como o novo mínimo de fundos próprios exigido aos bancos.

Artur Santos Silva afastou, por isso, a possibilidade de o BPI recorrer proximamente ao financiamento de quatro mil milhões de euros disponibilizado pelo Governo.

«Nos tempos mais próximos, não vejo nenhuma razão para isso acontecer», afirmou o presidente do BPI aos jornalistas, em Évora, citado pela «Lusa».

Em relação aos objectivos definidos, anunciados ontem, «o BPI no final do ano já terá ultrapassado os valores de referência indicados», acrescentou Artur Santos Silva, no final de um jantar-debate nas jornadas parlamentares do PSD, em que falou sobre empresas e competitividade.

Os quatro mil milhões de euros «no futuro podem ou não ser utilizados por cada um, de acordo com a sua situação», concluiu Artur Santos Silva, que se manifestou optimista quanto à situação da banca, referindo que o governador do Banco de Portugal e o ministro das Finanças disseram que «não há razões para preocupações em concreto quanto a nenhum banco português».

De acordo com o presidente do BPI, «neste momento está restabelecida a confiança no funcionamento do sistema bancário em geral» nos países europeus, depois das «medidas adequadas» tomadas pela União Europeia e individualmente pelos estados-membros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados