Governo «obriga» CGD a salvar banco Finantia - TVI

Governo «obriga» CGD a salvar banco Finantia

dinheiro

Finantia é o terceiro banco a receber ajuda do Estado. Governo e Banco de Portugal deram instruções à Caixa para emprestar dinheiro

Relacionados
O Governo e o Banco de Portugal já deram instruções à Caixa Geral de Depósitos (CGD) para emprestar dinheiro ao banco Finantia, outro banco de investimento que também está com problemas de liquidez devido a actual financeira que se acentuou em Outubro de 2008, avança o jornal «i» na edição desta sexta-feira.

A ajuda ao Finantia foi o terceiro caso de intervenção do Estado e da Caixa para ajudar um banco nacional, tendo decorrido à margem do sistema de avales públicos a financiamentos.

O relatório do conselho fiscal do banco público descreve a operação do Finantia logo na sequência das intervenções no Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado pelo Governo, e no Banco Privado Português (BPP), que beneficiou de um empréstimo de 120 milhões de euros com aval do Estado.

As operações de concessão de crédito (cedência de liquidez) foram realizadas no final do ano passado. Mas, ao contrário do que sucedeu nos mediáticos casos dos BPN e BPP, a iniciativa do governo e do regulador foi mantida em sigilo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados