Pinhal garante que não houve pressão por parte do BdP - TVI

Pinhal garante que não houve pressão por parte do BdP

  • Sónia Peres Pinto
  • 21 fev 2008, 19:34
Filipe Pinhal

(Notícia actualizada)

Relacionados
O ex-presidente do BCP garante que não houve pressão por parte do banco de Portugal (BdP) em relação ao avançar ou não da sua candidatura e de Christopher de Beck à liderança do BCP

«Não houve qualquer pressão», disse Filipe Pinhal que está a ser ouvido esta quinta-feira no Parlamento.

«Houve foi uma chamada de atenção às possíveis consequências de dois elementos que estão a ser investigados em avançar com uma candidatura», sublinhou o responsável.

Recorde-se que, no final do mês de Dezembro, o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio reuniu-se com estes dois administradores, emitindo depois um comunicado afirmando que «até à conclusão dos processos legalmente exigíveis, nenhum membro dos órgãos sociais do BCP está actualmente inibido de concorrer ou exercer funções no sistema bancário, apesar dos riscos que decorrem do eventual envolvimento nos factos sob investigação que se vier a apurar».

Mais tarde Constâncio reuniu-se com os principais accionistas do BCP e alertou para a necessidade de haver alternativas à gestão de Filipe Pinhal por existirem fortes indícios de ilícitos contra-ordenacionais suficientemente graves.

O dirigente do BdP chamou ainda a atenção para a necessidade de um consenso alargado entre os accionistas para resolver a crise de liderança que se vive no banco. Surgindo desta forma a candidatura de Santos Ferreira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados