Portugueses são os que menos trocam de carro na Europa (fotos) - TVI

Portugueses são os que menos trocam de carro na Europa (fotos)

BMW serie 7

Os portugueses são os que menos veículos novos compram na Europa, os que demoram mais anos para renovar o seu automóvel e em média existem 1,92 automóveis por agregado familiar, revela o estudo «Os portugueses e a compra de automóvel».

Relacionados
Este documento, realizado pelo Banco Cetelem, avança que a maioria dos portugueses renova o seu automóvel apenas de cinco em cinco anos, e este comportamento «é mais frequente nas mulheres», adianta o «Diário de Notícias».

Os consumidores de veículos dos segmentos citadinos/utilitários e familiares médios são os que renovam com maior frequência, quatro anos.

Em regra, os compradores dos segmentos de gama mais elevada têm tendência para trocar de veículo com maior frequência (em média de três em três anos).

Maioritariamente são os homens com mais de 40 anos que possuem automóveis de gamas superiores.

Na hora de comprar o novo veículo, os consumidores «afirmam optar por um modelo de categoria superior à do veículo que tinham anteriormente». Esta tendência verifica-se mais na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

A questão da marca e do preço está associada e é decisiva na hora da escolha. O estudo salienta que «o peso do critério «preço» é muito importante em Portugal, o que não é surpreendente, dada a carga fiscal que pesa na compra».

Contudo, à medida que a gama é mais elevada, o preço deixa de ser importante em proveito da marca. Na hora de comprar, a maioria dos automobilistas admite partilhar a decisão da escolha do modelo com o cônjuge. E visita mais de dois concessionários no processo.

Veja as fotos dos carros em cima, à esquerda
Continue a ler esta notícia

Relacionados