Manoel de Oliveira e João Nicolau no Festival de Veneza - TVI

Manoel de Oliveira e João Nicolau no Festival de Veneza

Manoel de Oliveira leva «O Estranho Caso de Angélica» em Cannes

Filmes dos realizadores exibidos a 8 e 9 de Setembro. Certame arranca esta quarta-feira

Relacionados
Os realizadores Manoel de Oliveira e João Nicolau vão estar no festival de cinema de Veneza, que começa na quarta-feira em Itália, com dois novos filmes na secção competitiva «Horizontes», refere a agência Lusa.

A 67.ª edição da bienal de cinema de Veneza decorrerá de 1 a 11 de Setembro, mas os dois filmes portugueses só serão exibidos na próxima semana, nos dias 8 e 9.

João Nicolau estará em Veneza a apresentar, em estreia mundial, «A espada e a rosa», a primeira longa-metragem, com argumento partilhado com Mariana Ricardo, ainda sem data de estreia comercial em Portugal.

A produtora O Som e a Fúria descreve-o «entre a comédia musical, a ficção científica e o filme de piratas», que apresenta a personagem Manuel, «que se despede das rotinas da sua vida lisboeta e embarca numa caravela portuguesa do século XV governada pelas leis da pirataria».

Já Manoel de Oliveira, que esteve em 2004 em Veneza para receber o Leão de Ouro de carreira, apresentará a curta-metragem «Painéis de São Vicente de Fora, visão poética».

O filme, de 16 minutos, foi rodado em 2009, a convite da Fundação de Serralves, e versa sobre uma das obras-primas da pintura portuguesa do século XVI, que está exposta no Museu Nacional de Arte Antiga.

A secção competitiva «Horizontes» é dedicada às novas tendências do cinema internacional e tem por júri Shirin Neshat, Raja Amari, Lav Diaz, Alexander Horwath e Pietro Marcello.

Na restante programação, a bienal de Veneza abrirá na quarta-feira com a estreia de «Black Swan», de Darren Aronofsky, o realizador que venceu o Leão de Ouro em 2008 com «The Werstler».

A produção, protagonizada por Natalie Portman, volta a concorrer para o prémio máximo do festival de Veneza, ao lado de mais uma vintena de filmes.

Além de Aronofksy foram selecionados filmes de realizadores como Sofia Coppola («Somewhere»), Abdellatif Kechiche («Venus noire»), Vincent Gallo («Promises written in water»), Monte Hellman («Road to nowhere»), François Ozon («Potiche») e Julian Schnabel («Miral»).

Este ano o júri que atribui o Leão de Ouro é presidido pelo realizador Quentin Tarantino e inclui Guillermo Arriaga, Arnaud Desplechin, Danny Elfman, Luca Guadagnino e Gabriele Salvatores.

Fora de competição, há também novas propostas, como a exibição, póstuma, de «The last movie», de Dennis Hopper, o documentário de Casey Affleck «I¿m still here», em torno do actor Joaquin Phoenix, e «Machete», filme de acção de Robert Rodriguez, e «The tempest», de Julie Taymor, que encerrará o festival no dia 11 de Setembro.

O Leão de Ouro de carreira do festival deste ano será entregue ao realizador e produtor John Woo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados