ANAREC vai propor ao Governo baixa sobre imposto petrolífero - TVI

ANAREC vai propor ao Governo baixa sobre imposto petrolífero

Combustíveis sobem pela 17ª vez este ano

A descida do IVA de 21 para 20% reduz o preço da gasolina em 1 cêntimo

Relacionados
A Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC) vai hoje propor ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, uma descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), para fazer baixar o preço dos combustíveis.

Em declarações à «Lusa», o presidente da ANAREC, Augusto Cybrom, salientou que a descida do IVA é insuficiente e que é necessário um desagravemto do ISP entre 10 a 11 cêntimos para o gasóleo e entre 21 e 22 cêntimos para a gasolina.

A descida do IVA em um ponto percentual, de 21 para 20 por cento, vai baixar o preço do litro da gasolina em um cêntimo e o gasóleo em 0,9 cêntimos, segundo as contas da ANAREC.

Cybrom considera descida do IVA «irrelevante»

Citado pela «Lusa», Augusto Cybrom considerou esta descida do IVA «irrelevante» para os preços da gasolina e do gasóleo e sublinhou que se o Governo baixar o ISP conseguirá recuperar o mercado que perdeu para a Espanha, avaliado pela associação em cerca de 15% do consumo total.

A descida do ISP proposta pela ANAREC tem, explicou, o objectivo de atenuar o elevado número de abastecimentos em Espanha que acabam também por «afectar de forma negativa a economia portuguesa».

Augusto Cybrom salienta que o aumento dos combustíveis é «escandaloso», tendo em conta que a desvalorização do dólar face ao euro não reflecte o aumento do preço do barril, uma vez que o «preço em dólares não corresponde ao aumento em euros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados