G20: Teixeira dos Santos diz que decisões ajudam exportações - TVI

G20: Teixeira dos Santos diz que decisões ajudam exportações

Teixeira dos Santos

Portugal tem sistema de regulação «mais interventivo na esfera financeira»

Relacionados
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou esta sexta-feira, em Praga, estar «animado» com as decisões do G20, principalmente o abandono das «tentações proteccionistas» e a dinamização do comércio internacional, que vai ajudar as exportações portuguesas.

«Para uma economia aberta como é a portuguesa, cujo crescimento depende da exportação, isto é importante. Portugal beneficiará da dinamização do comércio internacional e da recuperação da economia mundial», disse Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia citado pela Lusa.

Os líderes máximos de 20 países, entre os quais os mais industrializados e as potências emergentes, chegaram quinta-feira, em Londres, a acordo para exercer um maior controlo sobre os fundos de investimento de alto risco, rejeitar medidas proteccionistas e aumentar o fundo de reserva para empréstimos às economias em dificuldades, entre outras decisões.

No domínio da regulação e da supervisão, Teixeira dos Santos sustenta que Portugal tem «um sistema de regulação mais interventivo na esfera financeira», assim como a Espanha, a França e a Itália, sem «grandes problemas no sector financeiro em comparação» com as «preocupações» que saem da reunião do G20.

Mesmo assim, «nós próprios vamos ter de fazer o nosso trabalho de casa, ter de repensar o nosso sistema de regulação e supervisão no sentido de o ajustar àquilo que vão ser as mudanças na Europa e de o reforçar ainda mais», disse Teixeira dos Santos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados