Microsoft quer controlar as nossas mentes - TVI

Microsoft quer controlar as nossas mentes

  • Portugal Diário
  • 17 out 2007, 22:15

Para encontrar melhores programas, colocaria implantes nos cérebros

Não satisfeita em controlar os computadores, a Microsoft agora quer controlar as mentes dos seus utilizadores, segundo o jornal Globo.

Isto porque a empresa entrou com o pedido de uma patente para um sistema que monitoriza as ondas cerebrais dos usuários, de modo a entender melhor como são bons ou más os seus interfaces.

Segundo a empresa, é difícil avaliar correctamente o modo como as pessoas interagem com os computadores. «Os humanos relatam geralmente de maneira insuficiente as suas próprias acções», afirma a empresa segundo o site da revista «New Scientist».

Para não correr os riscos de falhas nestes processos, a Microsoft quer «ler» as informações directamente do cérebro do utilizador enquanto está no computador. Neste sentido, já estuda a utilização de electroencefalogramas para gravar sinais eléctricos do cérebro.

O problema é que os dados dos exames estão cheios de sinais causados por acções involuntárias do corpo humano, como piscar os olhos, sendo difícil separar essas acções dos dados cognitivos que a Microsoft gostaria de estudar.

Para tentar superar esses problemas, a empresa criou um método para filtrar os dados obtidos numa forma que separa as informações cognitivas úteis das inúteis. Espera, por isso, que os dados permitam a criação de interfaces mais fáceis e interessantes para os usuários.

Só que, para além dos obstáculos científicos, ainda há o problema de tentar convencer os usuários a ter suas ondas cerebrais lidas pela Microsoft...
Continue a ler esta notícia