Dados do INE são «encorajadores», diz Sócrates - TVI

Dados do INE são «encorajadores», diz Sócrates

José Sócrates

Primeiro-ministro comenta evolução da economia portuguesa

Relacionados
O primeiro-ministro considerou em Bruxelas que os dados

divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o indicador da actividade económica constituem «sinais encorajadores» e mostram que as acções do Governo «começam a dar frutos», notica a agência Lusa.

José Sócrates falava no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), num dia em que os dados do INE demonstram que a actividade económica melhorou em Maio, interrompendo «o forte movimento descendente» iniciado um ano antes.

O chefe de Governo sublinhou que, «pela primeira vez desde há alguns meses», os dados do INE apontam para uma estabilização dos principais indicadores, «o que é de certa forma animador para o futuro».

«Os resultados não tardarão a aparecer», sublinhou o primeiro-ministro, que considerou que os dados mostram «que as acções europeias e ao nível do Estado português começam a surtir os seus efeitos».

A Síntese Económica de Conjuntura, elaborada pelo INE, informa que o indicador de clima económico melhorou para 2,5 pontos negativos em Maio, comparativamente aos 3 pontos negativos verificados em Abril.

O INE refere também que no caso de outros indicadores que permitem analisar a evolução da economia portuguesa, se acentuou a tendência de queda em Abril, com a actividade económica a cair de 3,3 pontos negativos para 4,2 pontos.

Segundo o INE, a evolução do indicador da actividade económica no mês de Abril, em Portugal, prolongou a tendência descendente que se iniciou em Janeiro de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados