Amnistia Internacional arrasa polícia francesa - TVI

Amnistia Internacional arrasa polícia francesa

Confrontos em Paris

Graves violações dos direitos do Homem ficam impunes, garante ONG

Relacionados
A Amnistia Internacional denunciou esta quinta-feira a alegada impunidade dos membros das forças de segurança da França, que acusa de graves violações dos direitos do Homem, e pede às autoridades francesas que criem um «órgão independente de inquérito», refere a Lusa.

Em França, as queixas de homicídios ilegais, contrabando de tabaco, injúrias racistas e uso abusivo da força pelos agentes de segurança pública «não são suficientemente investigados» e «os responsáveis raramente são apresentados à justiça», refere o relatório intitulado «França - polícias acima da lei?».

O documento divulgado pela Amnistia Internacional é suportado por uma dezena de casos emblemáticos, o que é justificado pela organização pela falta de estatíticas globais, lacuna que a Amnistia considera necessário colmatar «para que haja transparência».

«A França não respeita as suas obrigações internacionais em matéria de respeito pelo direito à vida e de combate à tortura e aos maus tratos», afirma o director-adjunto do programa Europa da Amnistia, Philippe Diaz.

Questionados pela agência de notícias francesa AFP, os ministérios franceses do Interior e da Justiça rejeitaram as acusações.

«Nenhum polícia está acima da lei», afirmou fonte do ministério do Interior.

Também os sindicatos da polícia mostraram indignação face às acusações do organismo internacional.

«Não respondo a grosserias e a caricaturas», disse um membro de um dos sindicatos de oficiais, o Synergie.
Continue a ler esta notícia

Relacionados