Merkel: aprovação de austeridade na Grécia é «excelente» - TVI

Merkel: aprovação de austeridade na Grécia é «excelente»

Angela Merkel

Alemanha terá de conceder garantias para segundo pacote

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou esta quarta-feira a aprovação do novo pacote de austeridade no Parlamento grego «uma excelente notícia», durante um congresso de deputados democratas cristãos, em Berlim, para debater a regulação de mercados financeiros.

O Governo alemão fez depender o pagamento da próxima prestação das ajudas á Grécia e a aprovação de um novo resgate para evitar a bancarrota deste país da moeda única europeia de duras medidas de poupança.

A Alemanha já deu garantias bancárias da ordem dos 22 mil milhões de euros para que fosse possível o primeiro resgate à Grécia, há pouco mais de um ano, e terá agora de conceder garantias idênticas para um segundo pacote, que deverá ser debatido e aprovado no Parlamento germânico na próxima semana.

Antes do debate parlamentar, o governo está a negociar também um acordo com a banca alemã, para que os credores privados participem, a título voluntário, numa solução para evitar a bancarrota da Grécia, que poderá passar pelo prolongamento dos prazos de maturidade dos títulos da dívida grega que possuem.

A exposição da banca e das seguradoras alemãs à dívida pública grega atinge quase 18 mil milhões de euros, segundo a Associação de Bancos Alemães (BdB).
Continue a ler esta notícia

Relacionados