PIB: INE revê em alta crescimento para 0,3% - TVI

PIB: INE revê em alta crescimento para 0,3%

Economia portuguesa desacelerou mas menos do que o inicialmente apontado

Relacionados
O INE reviu em alta o crescimento da economia no segundo trimestre do ano. O PIB nacional cresceu 0,3% entre Abril e Junho, valor que ficou acima dos 0,2% reportados inicialmente.

De acordo com a mesma fonte, a economia portuguesa desacelerou [face à expansão de 1,1% registada no primeiro trimestre] mas menos do que o inicialmente apontado.

Já a progressão homóloga foi de 1,5% no segundo trimestre, ou seja, mais uma décima face ao último valor previsto [de 1,4%].

Na base deste desempenho esteve o aumento do consumo privado, sobretudo na componente de bens duradouros, com as vendas de automóveis a darem um forte contributo.

O INE destaca ainda o avanço de 2,2% na procura interna, com o consumo das famílias a acelerar 2,8% em termos homólogos. Já os gastos das administrações públicas aumentaram 6,2%, uma progressão que fica associada «à importação de equipamento militar».

«O PIB português aumentou, em termos reais, 1,5% no segundo trimestre de 2010 face ao período homólogo, o que compara com a variação de 1,8% observada no trimestre anterior. A desaceleração do PIB em termos homólogos no segundo trimestre esteve associada à diminuição do contributo da procura externa líquida, uma vez que o contributo da procura interna aumentou».

Importações sobem mais que exportações

O investimento, por seu turno, voltou a acentuar as quedas. Recuou 3,5% no primeiro trimestre e voltou a descer 3,8% entre Abril e Junho.

No trimestre em análise, as importações subiram 10,4%, face ao mesmo período de 2009, enquanto as exportações aumentaram 10,1%. Já o emprego total para todos os ramos de actividade da economia diminuiu 1,5% em termos homólogos.

Veja mais:

Peça em vídeo

O que diz a oposição?

Economistas antecipam resultados melhores que o previsto para 2010

Mais procura interna graças ao submarino Tridente
Continue a ler esta notícia

Relacionados