«Portugal não é um caso perdido». Concorda? - TVI

«Portugal não é um caso perdido». Concorda?

Euro

Presidente da Comissão Especial do Parlamento Europeu escusou-se a afirmar se Portugal precisa ou não de recorrer a ajudas externas

Relacionados
O presidente da Comissão Especial do Parlamento Europeu sobre a crise financeira disse esta terça-feira que Portugal «não é um caso perdido», mas escusou-se a fazer comentários sobre se o país precisa ou não de recorrer a ajuda externa.

O eurodeputado alemão Wolf Klinz falava após uma reunião com o ministro da Ciência e da Tecnoliogia, Mariano Gago, no âmbito de uma visita de dois dias da comissão a Lisboa para avaliar o estado das finanças e da economia portuguesas.

«Deixamos esta reunião com um bom sentimento de que o caso de Portugal não está perdido», disse o eurodeputado.

Nesta reunião com Mariano Gago, em que também participaram representantes de pequenas e médias empresas, o chefe da delegação do Parlamento Europeu disse que o encontro serviu para perceber se Portugal tinha capacidade de desenvolver produtos e serviços que sirvam de base para o crescimento.

«A resposta é sim. Portugal tem investido na educação e inovação», concluiu.

Questionado sobre se Portugal vai precisar de recorrer a ajuda externa, Klinz disse que ainda era cedo para tomar qualquer posição. «Não podemos tirar qualquer conclusão, porque ainda estamos na primeira reunião. Ainda vamos reunir com o Banco de Portugal e com outros ministérios», sublinhou.

E o leitor? Concorda?

A delegação reuniu-se ainda com a administradora do Banco de Portugal Teodora Cardoso, que na segunda-feira afirmou que Portugal faria bem em recorrer à ajuda externa.

Já hoje, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro e o ministro das Finanças afirmaram que Portugal não precisa de recorrer a esses fundos da UE ou do FMI.

Sócrates: défice de 2010 ficará «bem abaixo» de 7,3%

Europa preparada para ajudar Portugal. Mercados atentos à emissão de dívida
Continue a ler esta notícia

Relacionados