França: Governo garante que vai alcançar meta do défice - TVI

França: Governo garante que vai alcançar meta do défice

Nicolas Sarkozy na cimeira que juntou os líderes europeus

Objectivo é de 7,7% para 2010

Relacionados
O ministro francês do Orçamento, François Baroin, garantiu esta terça-feira que França vai cumprir as metas de redução do défice previstas para 2010, apesar das estimativas que revêem em baixa o crescimento no ano.

«Vamos manter o nosso objectivo de 7,7% para o défice e isso é importante porque, deixem-me lembrar-vos, no início de 2010 tínhamos fixado o objectivo nos 8,5%», disse Baroin em entrevista à rádio francesa Europe 1.

O Banco de França anunciou hoje as estimativas de crescimento para o último trimestre de 2010, apontando uma expansão da economia de 0,6%, contra os 0,7% necessários para cumprir os objectivos do Governo de Paris, de 1,6% no total do ano.

Apesar destas previsões, François Baroin assegurou que a execução orçamental francesa se mantém de acordo com o previsto por Paris.

«Teremos um pouco menos de receitas oriundas dos impostos sobre as empresas, um pouco mais de receitas do IVA, o que quer dizer que o consumo se tem vindo a manter», cita a Lusa.

Cumprir a execução orçamental tornou-se cada vez mais importante para França e para os diversos países da Zona Euro. É que foi por causa do descontrolo das finanças públicas da Grécia e da Irlanda que se precipitou a crise da dívida destas economias e a consequente intervenção de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

França, apesar de ter uma das maiores dívidas no conjunto dos países que partilham a moeda única, e muito acima do limite de três por cento do Pacto de Estabilidade e Crescimento, tem mantido a confiança dos mercados, graças também ao ligeiro crescimento da economia ao longo de 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados