Procura do primeiro emprego é maior preocupação dos jovens - TVI

Procura do primeiro emprego é maior preocupação dos jovens

Jovens

Administrador da Fórum Estudante diz que única forma de enfrentar tempos difíceis é ser proactivo

Relacionados
O administrador da Fórum Estudante, Rui Marques, defendeu esta sexta-feira que «nos dias que correm, a procura do primeiro emprego é a maior preocupação dos jovens», considerando que «a única forma de enfrentar os tempos difíceis é ser proactivo».

Em declarações à Lusa, Rui Marques afirmou que «o primeiro ponto é partir da realidade porque não vale a pena pintar de cor-de-rosa», acrescentando que «a tomada de consciência das dificuldades de acesso ao primeiro emprego é absolutamente necessário por mais doloroso que seja».

À margem da Conferência Nacional sobre Primeiro Emprego, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o promotor afirmou que «depois do diagnóstico, importa que os jovens encontrem soluções para começarem a carreira» profissional.

«Neste quadro muito depressivo, em que parece não haver solução, é preciso ter uma atitude proactiva que não ignora as dificuldades», disse, acrescentando que os jovens têm que «combater o descrédito».

Para responder à elevada taxa de desemprego juvenil, «quase o dobro da média nacional», no ano lectivo 2010/11, a Fórum Jovem vai duplicar as iniciativas de esclarecimento e apoio aos jovens à procura do primeiro emprego.

O presidente do Observatório do Emprego, Mário Caldeira Dias, admitiu que «a integração no mercado de trabalho tende a alongar-se no tempo», sendo um processo «longo, aleatório e errático».

Para o responsável, «o mercado de trabalho está segmentado de forma que quem ainda não entrou fica barrado à entrada», acrescentando que «há perversões aos estágios profissionais» com empresas que «usam indevidamente os estágios».
Continue a ler esta notícia

Relacionados