Aviso: ajuda à Grécia impõe condições e pode demorar - TVI

Aviso: ajuda à Grécia impõe condições e pode demorar

FMI, BCE e CE têm de discutir programa de austeridade com a Grécia e ainda têm de considerar ajuda necessária para estabilizar o euro antes de disponibilizarem o dinheiro

Relacionados
A Alemanha está disponível para ajudar a Grécia, depois de o país ter pedido que o plano de ajuda da Zona Euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) fosse activado. Mas a chanceler alemã quer que a Grécia dê alguma coisa em troca e avisa que o processo ainda pode demorar.

Grécia pede ajuda

Entre as condições da Alemanha está a apresentação, por parte da Grécia, de um programa de reestruturação «credível» e a adopção de medidas com vista à estabilidade do euro.

Pedido de ajuda grego alivia pressão na dívida nacional

Espanha garante que não há risco de contágio

«É importante que o Governo alemã, tal como o de outros países da Zona Euro, estabilizem o euro», disse Angela Merkel à agência Dow Jones, acrescentando que «tem que ser negociado um programa de austeridade credível entre a Grécia, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional».

Apesar de a Comissão Europeia ter já dito que tentará accionar esta ajuda o mais depressa possível, e de o ministro das Finanças grego ter dito que o país espera receber a primeira tranche da ajuda antes de 19 de Maio (data em que vence parte da dívida helénica), Merkel considera que estas negociações ainda vão demorar algum tempo. Depois de elas estarem concluídas e de a Grécia apresentar o seu programa, diz a chanceler, será ainda necessário que o FMI, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) determinem que a ajuda à Grécia é efectivamente necessária para estabilizar o euro.

Bancarrota grega limparia o sistema

Bruxelas garante tratamento rápido e eficaz

«Só depois de estes passos terem sido tomados, é que podemos falar sobre uma ajuda concreta, bem como qual a forma que assumirá e o volume que terá», disse ainda.

Veja aqui a reportagem...

... E o comentário no TVI24
Continue a ler esta notícia

Relacionados