Portagens aumentam 0,6% no próximo ano - TVI

Portagens aumentam 0,6% no próximo ano

Nova máquina para cobrança de portagens

Brisa anuncia subida nas taxas a partir de 1 de Janeiro de 2011. Aumentos médios podem ser alvo de um arredondamento de 0,5 cêntimos em alguns troços

Relacionados
As portagens nas auto-estradas vão aumentar 0,6 por cento a partir de 1 de Janeiro de 2011, disse esta segunda-feira o representante para as relações com o mercado da Brisa.

A subida de 0,6% representa um aumento médio das taxas de portagem e não inclui a subida de dois pontos percentuais do IVA para 23 por cento ainda em negociação, explicou Luís d`Eça Pinheiro durante o «Investor¿s Day», citado pela Lusa.

O responsável justificou o «aumento da tarifa de 0,6%» com o facto da inflação ter sido negativa (menos 1,7 por cento) em 2009 - o que resultou no congelamento do preço das portagens - e este ano, até Outubro, ter sido de 2,3 por cento. Note-se que as taxas de portagem são calculadas com base na taxa de inflação verificada até Outubro.

A definição das taxas de portagem para 2011 ainda não foi oficializada, mas nas próximas semanas será alvo de uma portaria a publicar em Diário da República.

Além dos 0,6% de aumento, poderão ocorrer arredondamentos de 0,5 cêntimos em determinados troços de auto-estrada, adiantou ainda a Brisa.

Menos portageiros até ao final do ano

No mesmo encontro, a Brisa anunciou ainda que vai eliminar 25 por cento do número de portageiros até ao final do ano.

A decisão já foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), acrescentando que 50 antigos operadores da região Norte já foram reencaminhados para o centro de apoio a clientes da Maia.

Ao jornalistas, Luís d¿Eça Pinheiro adiantou que a Brisa vai comprar até seis por cento de acções próprias - num investimento total de cerca de 200 milhões de euros -, ao mesmo tempo que admitiu que a empresa está em conversações com várias concessionárias para a entrada destas no capital da Via Verde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados