Reino Unido: salário dos ministros sofre corte de 5% - TVI

Reino Unido: salário dos ministros sofre corte de 5%

David Cameron

Novo Governo britânico já deu primeiro passo para baixar o défice. Medida vai ter efeito imediato

Relacionados
O novo Governo britânico acaba de tomar posse e, na primeira reunião, realizada esta manhã, já deu sinais de que a economia vai ter de apertar o cinto para reduzir o défice. O primeiro passo foi dado pelos ministros que acordaram reduzir o seu próprio salário em 5%. E a partir de agora.



Este Governo conta com ministros do lado mais conservador, mas também mais liberal. A primeira prova de fogo para o entendimento político entre as duas partes é a redução do défice de mais de 11%. A ideia é cortar nas despesas públicas avaliadas em 6 mil milhões de libras (cerca de 7 milhões de euros) para este ano fiscal.



«Estamos todos conscientes da seriedade da situação e, francamente, se não tivermos um programa credível para reduzir o défice, não teremos a confiança dos mercados e do país», assegurou o ministro da Cultura, Jeremy Hunt, citado pelo jornal «El País».



O Governo já pôs mãos à obra para elaborar um plano de emergência em 50 dias. Isto numa altura em que o primeiro-ministro, da ala conservadora, David Cameron, deixou claro que o Governo recebeu uma herança pesada do anterior Executivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados