IRS: tabelas de retenção actualizadas, salários encolhem - TVI

IRS: tabelas de retenção actualizadas, salários encolhem

Montante retido pelas empresas vai crescer 10%, trabalhadores vão receber menos no final do mês

Relacionados
As tabelas de retenção na fonte do IRS vão ser actualizadas. Na prática, isto quer dizer que os ordenados líquidos, que os trabalhadores por conta de outrem recebem ao final do mês.

Segundo o «Correio da Manhã», o corte deverá ser significativo: é que o efeito combinado da redução nas deduções fiscais e da subida da taxa de inflação, a parte do vencimento retida no fim do mês com destino ao Fisco aumentará 10%, disse o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), Domingues Azevedo.

O acréscimo da retenção na fonte vai incidir sobre o montante retido pela entidade patronal no final de cada mês, de acordo com as taxas fixadas na tabela definida para 2011.

Por exemplo, em 2011, um trabalhador a quem a empresa retinha 250 euros do salário, em 2012 passa a descontar por mês 275 euros. Por ano, esse trabalhador contribuirá para o Fisco com mais 350 euros.

«Vai haver uma retenção na fonte mais alta em 2012, pelo que as pessoas vão receber salários inferiores no final do mês», garantiu o bastonário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados