IVA: empresas devem assumir aumento e manter preços - TVI

IVA: empresas devem assumir aumento e manter preços

Ratoeira

Opinião do secretário de Estado do Turismo que defende o encaixe da subida do imposto pelas empresas do sector

Relacionados
As empresas do sector do Turismo deverão encaixar a subida do IVA sem aumentar os preços para os consumidores, considerou à Lusa o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

«Tenho ouvido do sector que assumirá [o aumento do IVA] na sua estrutura de custos, não refletindo esse aumento nos preços, o que é muito positivo porque reflete bem que hoje não é possível aumentar preços», disse Bernardo Trindade.

A partir de 01 de julho, o IVA vai subir de 20 para 21 por cento, contribuindo para o aumento do preço dos produtos e serviços se os comerciantes optarem por refletir nos preços o aumento do imposto.

O aumento do IVA é uma das várias medidas que o Governo aprovou para acelerar a redução do défice, de forma a ficar abaixo dos 3 por cento do PIB em 2013. Aumentos de impostos e corte nos salários de parte da administração pública são outros exemplos de medidas de combate ao défice orçamental, que inclui ainda a criação de uma taxa adicional no Imposto sobre os Rendimentos Singulares (IRS) de 1 por cento e outra de 1,5 por cento.

Além do aumento da cobrança de IRS, o Governo quer também cobrar mais às grandes empresas, com uma taxa adicional de 2,5 por cento sobre os seus rendimentos.

As medidas fiscais e de controlo da despesa pública poderão ter um impacto positivo nas contas do Estado de mais de 2 mil milhões de euros, o que permitirá, segundo os cálculos do Governo, situar o défice orçamental deste ano em 7 por cento do PIB, abaixo dos 8,3 por cento inicialmente previstos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados