Quase 150 mil com prestações da casa em atraso - TVI

Quase 150 mil com prestações da casa em atraso

Banco de Portugal revela que incumprimento subiu para mais de 15%

Relacionados
O Banco de Portugal revelou esta terça-feira que, no último ano, em média, mais 36 pessoas por dia deixaram de pagar o empréstimo da casa ao banco. Numa análise ao mês de março, o banco central verificou que o incumprimento subiu para mais de 15%, o equivalente a cerca de 23 mil milhões de euros, mais mil milhões do que há um ano, o que indica um agravamento da situação financeira de muitas famílias.

O número de pessoas com prestações da casa em atraso era de cerca de 149 mil: mais 13 mil do que há um ano; por dia, dá uma média de 36 que deixam de pagar.

Segundo o boletim do Banco de Portugal, a dívida total dos particulares à banca encolheu para um pouco mais de 151 mil milhões, mas as famílias têm cada vez mais dificuldade em cumprir com as obrigações dos empréstimos.

Quanto ao financiamento das empresas, os empréstimos concedidos às exportadoras cresceu 1,8% para 14500 milhões de euros e o incumprimento subiu para 12,9%. Mas é nas Pequenas e Médias Empresas que o crédito malparado é maior: 26,2%.

A dívida do Estado aos bancos também continua a aumentar: desde o início do ano subiu de 49 mil milhões de euros para quase 59 mil milhões em março.

Se compararmos esta dívida com o que se registava em 2008, o Banco de Portugal apresenta dados alarmantes: quase quatro vezes mais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados