Riqueza de Portugal aproxima-se da média europeia - TVI

Riqueza de Portugal aproxima-se da média europeia

Arquivo

Explicação não está no melhor desempenho no país, mas no facto de a recessão ter sido ainda pior na União Europeia

Relacionados
A riqueza portuguesa aproximou-se da média europeia em 2009 porque a recessão dos países do Velho Continente foi maior do que a nossa. No entanto, Portugal continua a ser um dos mais pobres - e é mesmo o terceiro pior da Zona Euro.

Isto segundo o relatório de paridades do poder de compra referente a 2009, divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, e que analisou 37 países: os 27 que compõem a União Europeia e outros 10 que também fazem parte do Velho Continente.

Parece um paradoxo, mas face ao ano anterior, Portugal subiu dois pontos percentuais na escala, para 80% da média europeia, sendo que, em relação a 2004, a subida verificada é de 5 pontos percentuais.

Esta situação em Portugal deve-se à variação negativa de 2,3% no PIB no ano passado, em termos nominais, e acontece não porque o país registou um melhor desempenho, mas porque a recessão foi maior no conjunto da União Europeia (-5,8%). Ou seja, muitos países registaram um ritmo de empobrecimento maior do que o nosso.

Note-se, no entanto, que Portugal acabou por manter-se na mesma posição face a 2008 em termos comparativos, mesmo apesar da subida contabilizada, uma vez que não foi ultrapassado por nenhum outro país.

É de assinalar, ainda assim, que a riqueza de Malta, imediatamente atrás de Portugal, está muito próxima à nossa (79 pontos) e, mesmo a da Eslováquia, caminha a passos largos para a média portuguesa, registando uma evolução de 57 pontos em 2004 para 73 no ano passado.

Zona Euro: Portugal é 3º mais pobre

No conjunto dos países da Zona Euro, Portugal não saiu do terceiro lugar a contar do fundo da lista.

Já o Luxemburgo destaca-se como o país como aquele onde existe maior riqueza, com 271,4 pontos neste ranking, muito à frente da média europeia, assumida como 100. Seguem-se a Noruega e a Suíça.

(Notícia corrigida)
Continue a ler esta notícia

Relacionados