Juros: especialistas dividem-se quanto ao papel para acalmar mercados - TVI

Juros: especialistas dividem-se quanto ao papel para acalmar mercados

Euro

Perito diz que se Alemanha não reduzir dívidas, juros que pressionam Portugal «subirão ainda mais»

Relacionados
Especialistas alemães em conjuntura mostraram-se esta sexta-feira divididos sobre as possibilidades de Berlim ajudar a acalmar os mercados e fazer baixar os juros sobre os títulos da dívida de países como Portugal, que estão em máximos históricos.

«O melhor contributo que a Alemanha pode dar para acalmar os mercados e reforçar a confiança no euro é uma política de consolidação orçamental, como a que está a ser praticada», disse à Lusa Oliver Holtemoeller, do Instituto de Pesquisa Económica de Halle.

Na opinião do mesmo perito, se a Alemanha não reduzir as suas dívidas, os juros dos títulos das dívidas públicas, que actualmente pressionam Portugal, «subirão ainda mais».

No entanto, para os analistas britânicos, uma intervenção alemã para aliviar a pressão dos mercados sobre os países europeus em dificuldades orçamentais, como Portugal, é pouco provável.

«Não é do interesse deles», justificou a economista Wendy Carlin, professora na University College of London, em declarações à Lusa.

Esta académica recorda que a Alemanha «gastou muito tempo para conseguir uma depreciação real [do euro] nos anos 2000 através de menores aumentos salariais e maior crescimento de produtividade que no resto da Zona Euro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados