Governo simplifica Impulso Jovem e quer abranger 120 mil jovens - TVI

Governo simplifica Impulso Jovem e quer abranger 120 mil jovens

Programa ajuda jovens a conseguir emprego ou estágio

O Governo decidiu simplificar o programa Impulso Jovem, de forma a chegar a mais jovens, ajudando-os a conseguir um estágio ou um emprego. O ministro da Economia apresentou esta terça-feira a reformulação do programa e anunciou que o objetivo é envolver 120 mil jovens no programa de emprego no próximo ano.

Em jeito de balanço, o ministro lembrou que foram registadas 18.404 candidaturas ao Impulso Jovem, das quais 11.391 aprovadas. Foram também apresentadas 11.000 candidaturas a estágios, das quais mais de 9 mil aprovadas.

Os apoios às empresas, como o reembolso da Taxa Social Única, para ajudar à integração de jovens desempregados, recebeu 4.000 candidaturas, das quais 2.000 foram aprovadas, e as ajudas à internacionalização suscitaram o interesse de 2.200 empresas.

A reforma do Impulso Jovem aproxima também o programa português do programa europeu Garantia Jovem e das recomendações da União Europeia, sublinhou Santos Pereira.

O programa apoiará a partir de agora a empregabilidade dos jovens através de quatro vias: por via dos Estágios Emprego; com a diminuição dos custos associados à contratação de jovens, através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013; com o apoio do empreendedorismo como uma via alternativa a vertente mais tradicional de trabalho por conta de outrem; e com o apoio da qualificação profissional dos jovens através da formação profissional.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho de 2012 o programa Impulso Jovem, que envolve mais de 344 milhões de euros.

A taxa de desemprego jovem está em 40,7%, contra 24,2 na zona euro, segundo dados do Eurostat relativos ao primeiro trimestre do ano.
Continue a ler esta notícia