Senhor empreendedor, já ouviu falar em plano de negócios? - TVI

Senhor empreendedor, já ouviu falar em plano de negócios?

Agência Financeira

É o documento em que desenvolve a sua ideia, define recursos, traça o retrato do mercado e estabelece metas. Saiba como o estruturar

Senhor potencial empreendedor, para além da sua ideia parecer espectacular, é preciso que ela faça sentido. Já ouviu falar em Plano de Negócios? Explicamos-lhe o que é e porque é que é tão importante para quem queira lançar um negócio - leia-se, um negócio sustentável, que ande cá por muitos anos.

O Plano de Negócios, também conhecido por Business Plan, é um documento formal que responde a um conjunto de questões, que podem ser formuladas pelo próprio e/ou por outras pessoas. Não existe um formato padrão, mas todos visam responder ao mesmo.

No fundo, é o documento onde desenvolvemos a nossa ideia de negócio, o que vamos vender, por que preço, etc. O objetivo, à exceção dos negócios de cariz social, passará, claro, por ganhar dinheiro. Mas é preciso explicar como lá chegar.

O Plano de Negócios explica de forma coerente, realista e sistemática todas as etapas que terão de ser implementadas para atingir o sucesso, desde a ideia à concretização do negócio.

Daí que deve apresentar as linhas principais do projeto, definir recursos e a sua alocação, como resolver eventuais problemas que possam surgir durante o processo de implementação, entre outros pontos.

Exemplifiquemos, com as perguntas a que deve responder:

NEGÓCIO: Qual o negócio? Em que consiste? Qual o produto/serviço? É diferenciador? Como o produzir? Quem é o cliente?

EQUIPA: Qual a equipa envolvida? Que qualificações e competências deve ter?

MERCADO: Qual o mercado? Quem vai comprar? Como se chega aos clientes? Quem são os fornecedores? Por que é que os clientes irão preferir os nossos produtos/serviços face à concorrência? Como se chega a eles? Como fidelizar a clientela? Qual a nossa fonte de vantagem competitiva?

RESULTADOS: O negócio é lucrativo? Qual a rendibilidade dos promotores? Quando é que investidores serão reembolsados?

Surpreendido? Pensar em resultados ainda antes de o negócio começar? Pois claro. É preciso definir metas e perceber a eficácia provável do projeto quando for implementado. Para não se atirar em vão.

Muitas vezes, o problema do seu negócio pode não ser tanto de cariz burocrático. Começa logo por ter de perceber se a ideia é boa ou má. Esse é o primeiro passo. E é o passo crucial.

Depois, criar uma nova empresa por si só não quer dizer nada. É importante que seja melhor do que as outras. Valor acrescentado é o termo. Já ouviu falar também?

Assim, pense em estruturar o seu plano de negócios, com os seguintes capítulos: sumário executivo, historial da empresa e apresentação dos promotores, descrição do negócio, caracterização do mercado, marketing, operações, projeções financeiras, análise do risco, modelo de gestão e controlo do negócio, calendarização e anexos.

É certo que, por muito bem feito que esteja o plano de negócios, a prática não vai ser igual à teoria, mas ajuda a aproximar-se do que está definido, preto no branco.

É um documento de orientação, que obriga os promotores a pensar sobre todos os pressupostos assumidos, sem exceção. Por exemplo, a definição do preço pode ser a garantia do sucesso do produto ou do seu total fracasso.

Depois, permite definir metas e compará-las com os resultados reais, reorientando, se necessário a estratégia da empresa.

Finalmente, é um documento importante para mostrar a parceiros, investidores, colaboradores, clientes ou fornecedores, porque apresenta as vantagens do negócio. Dá a «cara» pela sua ideia. Convencido?
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