Bruxelas quer governo económico a 27 encabeçado por Comissão - TVI

Bruxelas quer governo económico a 27 encabeçado por Comissão

Euribor em máximos

Presidente do Parlamento defende que CE deve estar «totalmente envolvida»

Relacionados
O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, defendeu hoje em Bruxelas um governo económico europeu reforçado que envolva os 27 Estados-membros da União Europeia e seja encabeçado pela Comissão Europeia.

Dirigindo-se aos líderes europeus, no arranque do Conselho Europeu que hoje decorre em Bruxelas, o presidente da assembleia defendeu que, para reforçar a coordenação das políticas nacionais, não são necessárias novas instituições.

«O que precisamos é de usar o método comunitário e a Comissão Europeia tem de ser totalmente envolvida. Um governo económico efectivo implica dotar a Comissão com uma responsabilidade de gestão mais forte e adequada, permitindo-lhe assim usar tanto as ferramentas actuais como as novas ferramentas proporcionadas pelo Tratado de Lisboa», disse o responsável, refere a Lusa.

Esta semana, o presidente da Comissão, Durão Barroso, já defendera idêntica ideia, sublinhando que, de acordo com os Tratados, a «Comissão é o governo económico da Europa», e instou os 27 a cooperarem com Bruxelas, num recado para alguns países.

«Penso que por vezes é necessário lembrar isso (que cabe à Comissão a governação económica europeia) a alguns governos, que não leram suficientemente bem os Tratados», afirmou, intervindo perante o Parlamento Europeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados