Alemanha perdeu 4 mil milhões para salvar dois bancos - TVI

Alemanha perdeu 4 mil milhões para salvar dois bancos

Mundial, dia 16 (a chanceler germânica Angela Merkel Alemanha-Suécia)

Hypo Real Estate e Commerzbank custaram ao governo de Angela Merkel 4,26 mil milhões de euros

Relacionados
O Fundo de Estabilização dos Mercados Financeiros (SoFFin) lançado pelo governo alemão para apoiar a capitalização do Hypo Real Estate (HRE) e do Commerzbank teve prejuízo de 4,26 mil milhões de euros no último exercício, revela esta sexta-feira aquela entidade, citada pela Lusa.

As contas do SoFFin reflectem a desvalorização de 4,75 mil milhões de euros da sua participação no HRE e na sua filial emissora de obrigações, Deutsche Pfandbriefbank, dos quais 4,1 mil milhões de euros correspondem a acções e os restantes 650 milhões de euros a uma participação sem direito de votos.

Ainda assim, em termos operacionais, a entidade pública registou um lucro de 497 milhões de euros, graças à entrada de 690 milhões de euros em comissões e de mais 214 milhões de euros em juros, e aos gastos de 407 milhões de euros, de acordo com a Europapress.

O presidente do comité de gestão do fundo, Hannes Rehm, assinalou que estes dados reflectem o esforço dispendido para a melhoria da situação do HRE e de outros investimentos.

«Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para proteger o dinheiro dos contribuintes», afirmou Rehm, que, porém, advertiu que o objectivo do resgate é evitar danos no sistema financeiro alemão.

O responsável sublinhou que «não se trata de um negócio lucrativo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados