Grécia: «É do interesse de todos avançar rápido» - TVI

Grécia: «É do interesse de todos avançar rápido»

Antonis Samaras

FMI quer avançar com negociação de medidas o quanto antes

Relacionados
«É do interesse de todos avançar rápido» na Grécia para negociar as próximas políticas económicas a seguir, afirmou na terça-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, citada pela Lusa.

«Penso que é do interesse de todos avançar rapidamente, porque já fomos atrasados pelo processo eleitoral», afirmou Lagarde à imprensa, em Los Cabos, no México, à margem da cimeira do G20, questionada sobre o futuro do país, dois dias depois das eleições legislativas gregas.

O escrutínio de domingo, que deu uma vitória à Nova Democracia, partido de direita conservadora pró-austeridade, põe fim a um ciclo eleitoral marcado pela dissolução de um Parlamento eleito a 06 de Maio, que não conseguiu formar Governo.

«Estamos à espera de que seja anunciado um Governo. Assim que haja Governo, vou enviar à Grécia uma equipa dos nossos especialistas. Estou certa de que os outros dois membros troika [Banco Central Europeu e Comissão Europeia] também vão fazê-lo», explicou.

«Vamos ver no local, no terreno (...) quais os progressos que foram feitos, se há lacunas, o que falta regulamentar em termos de prioridades. Depois, uma vez que a equipa tenha feito isso, vai apresentar as suas conclusões à direção e ao conselho de administração», acrescentou ainda Christine Lagarde.

Em março deste ano, o FMI acordou com a Grécia um segundo empréstimo de 28.000 milhões de euros, depois de já ter acordado 30.000 milhões em maio de 2010, dos quais dois terços já foram concedidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados