Grécia coloca 1.300 milhões com juros mais baixos - TVI

Grécia coloca 1.300 milhões com juros mais baixos

Bandeira da Grécia

Investidores expectantes com formação de novo governo

A Grécia colocou esta terça-feira 1,3 mil milhões de euros em bilhetes do tesouro a três meses à taxa de juro média de 4,31%, ligeiramente inferior à do último leilão realizado com semelhante maturidade (4,34%), escreve a Lusa.



Este é o primeiro leilão de dívida após as eleições de domingo que deram maioria parlamentar aos partidos que apoiam a troika (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu).

O dirigente socialista Evangélos Vénizélos iniciou já os debates com Fotis Kouvelis, líder da esquerda moderada, no segundo dia de negociações na Grécia para formar um governo de coligação liderado pelos conservadores, que esperam um acordo ainda esta terça-feira.

Parceiro de Antonis Samaras para a formação desta aliança governamental, imposta pelo resultado das legislativas de domingo já que nenhum partido obteve maioria absoluta, Vénizélos, líder do Pasok, vai tentar convencer Kouvelis a participar.

A intenção de Vénizélos e Samaras é reforçar o executivo, que terá a tarefa de sanear o país para assegurar a manutenção deste no euro. O líder da Nova Democracia (ND), Antonis Samaras, também deverá manter esta terça-feira os contactos para a formação do Governo.

Samaras, de 61 anos, venceu o escrutínio de domingo, mas sem maioria absoluta, obtendo 29,66% dos votos, equivalentes a 129 dos 300 lugares do parlamento grego em relação ao rival, Alexis Tsipras.

A esquerda radical anti-austeridade Syriza obteve 26,89% dos votos, equivalentes a 71 deputados.

As legislativas de domingo na Grécia, segundo escrutínio em menos de dois meses, pararam toda a Europa, que temia que a Grécia não respeitasse os compromissos de disciplina orçamental caso a esquerda radical ganhasse.
Continue a ler esta notícia