Cimeira: «Fracasso pode fazer baloiçar Europa» - TVI

Cimeira: «Fracasso pode fazer baloiçar Europa»

Merkel e Sarjozy na cimeira europeia

PM francês diz que é necessário encontrar acordo com a Alemanha

Relacionados
O primeiro-ministro francês, François Fillon, considerou esta terça-feira que um fracasso da cimeira da zona euro na quarta-feira «poderá fazer baloiçar o continente europeu para territórios desconhecidos», noticiou a agência francesa AFP.

«A pressão não pára de aumentar na zona euro e no conjunto da economia mundial», sublinhou François Fillon que discursava para os deputados do partido no poder UMP (União para um Movimento Popular, direita).

«É incontestável que as previsões de crescimento da economia mundial estão a diminuir de forma brutal», adiantou citado pela Lusa.

«Se os resultados da cimeira europeia forem positivos, o pessimismo será apagado» das perspectivas de crescimento, considerou o chefe do governo francês.

No entanto, Fillon adiantou que se vivem «dias cruciais», alegando que «se a cimeira for um fracasso pode fazer baloiçar o continente europeu para terras desconhecidas».

«Nós não somos cegos e nós não queremos ser menos reactivos do que no Verão, mas é necessário manter o sangue frio e não nos precipitarmos», explicou o primeiro-ministro.

«É necessário encontrar um acordo com a Alemanha», insistiu.

A zona euro arrisca-se a não chegar a um acordo para alcançar na quarta-feira à noite durante a cimeira uma resposta convincente para travar o contágio da crise da dívida devido às dificuldades com a Itália e nas negociações com os bancos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados