Agonia do euro: já são cinco países «resgatados» - TVI

Agonia do euro: já são cinco países «resgatados»

Espanha formalizou pedido. Chipre também precisa de resgate para impedir colapso financeiro

Relacionados
Ao todo, cinco países europeus estão sujeitos a ajuda internacional.

Nas últimas horas, dois países apresentaram pedidos formais de resgate financeiro: a Espanha, que já se sabia, mas cujo pedido foi oficializado esta segunda-feira; e o

Chipre, que também tinha já anunciado precisar de um resgate, e que hoje foi claro ao garantir que sem ajuda europeia o seu sistema bancário entrará em colapso.

Só a banca cipriota precisará de 4 mil milhões de euros, segundo dados avançados pela Fitch: mais de 20% do PIB do país.

Passam a ser assim cinco os países intervencionados desde o início da crise das dívidas soberanas, há dois anos: Chipre, Espanha, Portugal, Grécia e Irlanda.

A Espanha entregou formalmente o seu pedido de ajuda esta manhã; a carta é assinada pelo ministro das Finanças, mas não menciona um valor concreto.

Na Grécia, o ministro das Finanças que ocupa um lugar decisivo não chegou sequer a tomar posse e renunciou ao cargo, alegando motivos de saúde. Foi internado com fortes problemas de estômago durante o fim-de-semana. Vasilios Rapanos enviou uma carta de resignação, depois de ter passado vários dias hospitalizado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados