OE: presidente do Eurogrupo apela à responsabilidade da oposição - TVI

OE: presidente do Eurogrupo apela à responsabilidade da oposição

Jean-Claude Juncker, Durão Barroso e Jan-Peter Balkenende

Comissário europeu Olli Rehn mostrou-se confiante

Relacionados
O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, juntou-se esta segunda-feira às muitas vozes que pedem a aprovação do Orçamento do Estado para 2011 (OE).

O responsável apelou, no Luxemburgo, para que os partidos da oposição em Portugal, «de forma responsável», possibilitem a adopção do Orçamento do Estado para 2011, permitindo a consolidação orçamental pretendida.

«Gostaríamos muito que as principais forças políticas de Portugal, de forma responsável, chegassem a acordo para que o Parlamento português adopte o Orçamento para 2011», disse Juncker, no final de uma reunião dos ministros das Finanças dos países membros da Zona Euro, citado pela Lusa.

Na reunião em que não esteve presente o responsável pelas Finanças portuguesas, Fernando Teixeira dos Santos, foi discutida a situação orçamental em Portugal, Grécia e Islândia.

Jean-Claude Juncker também se congratulou por as medidas anunciadas há duas semanas por Teixeira dos Santos terem sido agora «reflectidas» no projecto de Orçamento apresentado na última sexta-feira.

Comissão Europeia apoia esforço de consolidação orçamental

Por seu lado, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, mostrou-se «confiante» em como os governos português, grego e irlandês «irão cumprir os objectivos orçamentais com as medidas de consolidação que tomaram».

«Estamos a trabalhar com estes governos e apoiamos os seu esforços de consolidação orçamental», sublinhou.

Este responsável europeu já se tinha mostrado, esta manhã, confiante na aprovação, pela Assembleia da República, do Orçamento do Estado para 2011, permitindo assim a «estabilização» das finanças públicas portuguesas.

O Governo entregou na sexta-feira o projecto de Orçamento para 2011 à Assembleia da República, que agora terá de o discutir e aprovar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados