Mercados vão atacar Portugal mais depressa que a Irlanda - TVI

Mercados vão atacar Portugal mais depressa que a Irlanda

Sócrates

Zona Euro não quis tomar medidas para travar contágio

Relacionados
Os mercados vão atacar Portugal, tal como fizeram com a Irlanda. Mas se entre a Grécia e a Irlanda os investidores demoraram seis meses a urdir a sua teia, com Portugal não levarão tanto tempo.

«Desta vez, ao contrário do que aconteceu com o caso da Grécia, as autoridades europeias não anunciaram qualquer medida adicional para evitar um possível contágio a Portugal, Espanha ou outros países do euro», nota a gestora numa nota publicada esta sexta-feira.

Para a Schroders, «é óbvio qual será o próximo foco» e que, desta vez, os mercados não demorarão tanto tempo a fazer «a próxima vítima». «Entre o caso da Grécia e o da Irlanda, decorreram seis meses mas Portugal deverá enfrentar o teste dos mercados mais cedo», avisa.

Dúvidas levantadas por Passos Coelho não ajudam Portugal

No plano imediato, Portugal enfrenta a reacção dos mercados à aprovação do OE2011, que decorre esta sexta-feira. «A preocupar os investidores estão os sinais de um possível desentendimento político entre o Governo e o maior partido da oposição».

Em causa estão as declarações do líder da oposição, Pedro Passos Coelho, que terá dito num encontro do PSD, na semana passada, que o Governo tem andado a «martelar» as contas orçamentais.

Mais especificamente, o líder laranja alegou que muitos itens foram excluídos das contas do Estado (incluindo a dívida das empresas estatais), sugerindo que a dívida pública não está nos 82% do PIB, mas sim nos 112%.

«O Estado tem vindo há muitos anos a retirar do orçamento uma série de actividades, fazendo com que uma grande parte dos dados sejam fictícios», afirmou Passos Coelho.

A gestora de fundos alerta que «as dúvidas lançadas sobre a contabilidade pública e eventuais números fictícios não ajudam nada Portugal, numa altura em que está a tentar evitar o contágio» da Grécia e da Irlanda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados